terça-feira, 30 de novembro de 2010

Década ganha.






Amanhã é meu aniversário.
É engraçado você nascer ( e aí, fazer aniversário) no último mês de uma década.
É como um calouro na faculdade e um aluno do terceiro ano do ensino médio.
Você acha que carrega toda uma experiência de uma geração e ao mesmo tempo rola aquela esperança de começar algo novo de um jeito diferente.
Foi assim que eu me senti com 20 anos.
Uma caloura com experiência...
Com 20 anos eu ganhei tinta no meu rosto mais uma vez
e uma seriedade impressionante, necessária e prazerosa.
Com 20 anos eu não queria perder tempo
achava que minha vida poderia acabar a qualquer momento
e minha solidão me fez bem por alguns dias.
Com 20 anos eu ganhei brilho nos meus olhos secos
por ver todos aqueles prédios fascinantes
refletindo na podridão do Rio Pinheiros.
Com 20 anos eu ganhei um novo sonho realizado
o maior espetáculo do mundo em um estádio de futebol
e eu esperei o exato momento
para ser livre
E fui.
Com 20 anos minha carteira ganhou mais volume
de dinheiro, claro...
mas de contas também.
Com 20 anos minhas broncas se misturavam com sorrisos
porque apesar de toda postura
eu me derreto quando me pedem um abraço.
Com 20 anos eu ganhei o som de palavras conhecidas em lábios mais conhecidos ainda
a mesma boca que lê é a mesma que canta
e se eu posso ver,
eu reparei em você...
Com 20 anos eu ganhei um susto feliz
aquele mundo imaginário realmente existe
e eu frequento ele toda noite de segunda a quinta.
Com 20 anos eu ganhei no meu pescoço
a maravilha de uma amizade infinita
Ainda sinto o abraço apertado delas
Com 20 anos eu vi meu urso angustiado ir embora
sem saber que levou uma parte minha com ele
e que a eternidade não deixa esquecer.
Com 20 anos eu voei entre as nuvens
eu dormi entre as nuvens
eu olhei as nuvens de perto
eu quis pular, só para ver se elas iam me segurar.
Com 20 anos eu ganhei o sonho de quem gosta de fazer música
a mesma música que aparece no crepúsculo
de um fim de tarde.
Com 20 anos eu vi o amor que me criou
sentado no sofá de mãos dadas
há quase 30 anos.
Com 20 anos eu dormia tarde e acordava cedo
não dava nem tempo de sonhar.
E eu comprei um relógio para não me atrasar
E meu corpo emagreceu de tanto correr
Uma corrida contra o tempo.
Com 20 anos eu ganhei LOUCOS
Já não posso viver longe deles de tanto amor que eu sinto...
Com 20 anos eu ganhei roupas masculinas
para dançar feito menina
e aceitar as pessoas lindas como elas realmente são.
Com 20 anos eu ganhei um coração aflito
por cada noite esquecida
sem querer.
Com 20 anos eu acordei ao som de sinos de igreja
me apaixonei por sentir paz pela primeira vez
conheci um anjo negro que gosta de café.
E fui embora com a certeza de que sempre posso voltar.
Com 20 anos, eu ganhei força e coragem para cantar as mudanças.
Podem falar que é a década perdida.
Pois eu digo que foi com 20 anos
Eu só ganhei.

3 comentários:

Vinicius disse...

É seu ano novo. Até presente de natal teve semana passada. O horário de verão tem iluminado a primavera, que também existe no sertão diário. Mas esses são sinais do fim de um ano solar. Mas olha só, lá vem o sol (de novo). E pra nós ele é eterno, não sabemos bem quando e como começou e não o veremos se apagar.

Estamos sempre mais perto do que queremos. O Macca, culpado como sempre, também sabe disso: "Every ladder leads to heaven".

Paola Caputo disse...

Você é a coisa mais linda!
Que não tenha sido um privilégio apenas dos seus 20 anos, que nos outros vc também ganhe, muito mais do que perca... ♥

Giovanni disse...

Esse texto tem uma leveza que parece aquelas mensagens de final de ano da Globo. Com a diferença que não é marketing. É a realidade pura de uma pessoa que quase que não sabe não sorrir.

Meu sorriso. ;*